TRAJETO 30% MAIS RÁPIDO
(…) Estudo encomendado identificou qual a diferença de tempo entre um carro trafegando nas vias comuns e de um táxi nos corredores de ônibus. Em trajetos iguais, os táxis economizam em média 30% do tempo, segundo o levantamento do grupo Data Science & Business Intelligence.
O estudo considerou percursos realizados em trajetos de alta concentração de veículos de São Paulo, como o corredor Norte-Sul e a rota Pinheiros-aeroporto de Congonhas. A época, uma corrida de carro particular no trecho corredor norte-sul levou 1h 07 min, ao passo que para os táxis a viagem durou apenas 46 minutos (…).
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LEI DO ADILSON – O uso dos corredores e faixas de ônibus por táxis era concedido por portaria desde 2005, mas nunca houve uma lei que realmente garantisse esse direito e trouxesse respaldo jurídico à categoria. Na prática, o uso dessas faixas exclusivas representa menos trânsito e mais rapidez para chegar ao destino final, tornando o táxi mais atrativo frente aos outros modais de transporte.
A boa notícia é que, em 2021, a Prefeitura sancionou a Lei 17.572, de minha autoria, que dispõe sobre a permissão de uso das vias exclusivas de ônibus por veículos integrantes da frota de transporte individual por táxi no município.
No total, são mais de 600 quilômetros de uso dessas vias exclusivas que trarão um enorme ganho de tempo ao taxista, mas principalmente aos milhares de usuários do serviço de táxi na capital paulista.