Devemos cada vez mais celebrar os diferenciais da categoria taxista. O Plano de Metas de nossa cidade, por exemplo (enviado à Câmara), fixa a implantação de 40 novos quilômetros de corredores e outros 50 km de faixas exclusivas para circulação de ônibus e táxis até o fim de 2024.
O uso dos corredores e faixas de ônibus por táxis era concedido por portaria desde 2005, mas nunca houve uma lei que realmente garantisse esse direito e trouxesse respaldo jurídico à categoria. Na prática, o uso dessas faixas exclusivas representa menos trânsito e mais rapidez para chegar ao destino final, tornando o táxi mais atrativo frente aos outros modais de transporte.
A boa notícia é que, em 2021, a Prefeitura sancionou a Lei 17.572, de minha autoria, que dispõe sobre a permissão de uso das vias exclusivas de ônibus por veículos integrantes da frota de transporte individual por táxi no município.
No total, são mais de 600 quilômetros de uso dessas vias exclusivas que trarão um enorme ganho de tempo ao taxista, mas principalmente aos milhares de usuários do serviço de táxi na capital paulista.
Por isso, é importante valorizarmos os diferenciais da profissão para reforçarmos cada vez mais essa marca mundial – TÁXI – que empresa alguma conseguirá apagar.
Ainda temos muito a fazer. E podem ter certeza que eu continuarei sempre em defesa desta nobre profissão. A luta continua!