Golpistas tem usado aplicativos de delivery, como iFood e Rappi, para criar contas de restaurantes falsos. O cliente pede o prato, atraído muitas vezes pelos preço baixo. Mas nunca recebe a comida. O consumidor fica sem a entrega e, em alguns casos, sem reembolso do aplicativo. Casos assim mostram a vulnerabilidade das plataformas em conferir que os restaurantes são reais e não contas falsas.
A CBN conversou com três especialistas em segurança digital. E todos informaram que os mecanismos das plataformas não são suficientes para evitar golpes.
De janeiro a julho deste ano, 4.301 reclamações foram feitas sobre o iFood no Consumidor.gov, site do Ministério da Justiça. Outras 1.731 queixas foram feitas sobre o Rappi. Entre as principais reclamações: dificuldade para reembolso, serviço não fornecido e venda enganosa (…)
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CONSIDERAÇÕES – Ainda nesta semana, via Comissão de Trânsito e Transportes, irei elaborar requerimentos solicitando mais informações junto ao Procon e às empresas de delivery sobre esta prática criminosa, além de cobrar medidas de segurança para que estas práticas não se repitam e o consumidor seja lesado.