Há mais de 10 anos realizo campanhas de educação de trânsito e já distribuímos milhares de cartilhas com dicas para um trânsito mais seguro. Sempre estranhei a falta de investimento na educação dos cidadãos para reduzir a violência no trânsito.
Os recursos gerados com multas , só no ano passado, chegaram perto de R$ 1 milhão e o que observamos é o aumento de radares para gerar mais multas. Não se investe em “sinalização e controle inteligentes” do tráfego. O locais onde são instalados os equipamentos de fiscalização, em muitos casos, mais parecem pegadinhas. Não é por acaso que temos radares campeões de multas. Todos tratam da infração, mas não da sua causa. Não seria hora de investigar isso?
Acidentes de trânsito ocorrem por inúmeros motivos, a velocidade é um deles. É natural que ela seja reduzida em alguns locais, mas não se justifica em algumas vias expressas. Para os excessos existem radares. Falta no entanto uma sinalização melhor e a orientação de agentes que simplesmente desaparecem fora dos horários de pico.
Nossa luta é por mais mais educação de trânsito através de campanha em meios de comunicação e nas escolas, e em parceria com empresas; investimento no controle de tráfego inteligente e pesquisa sobre a causa dos excessos.