No dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional de Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.
O AMOR NÃO CONTA CROMOSSOMOS – A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia. A data comemorativa serve para dar voz às pessoas que vivem com a síndrome, combatendo a desinformação e o preconceito com a síndrome.
No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.
Durante a pandemia, meu mandato trabalhou incansavelmente para que o grupo fosse incluído na lista de vacinação prioritária contra Covid.