Cerimônia de Acessibilidade no TCM

Participei agora pela manhã da entrega do selo de Acessibilidade Arquitetônica concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. A cerimônia foi realizada na sede do Tribunal de Contas do Município – TCM, no ano em que o órgão festeja seu Jubileu de Ouro (50 anos de criação). O evento contou ainda com a presença do secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, secretário de esportes, João Farias e do presidente do TCM, João Antônio, e conselheiros Edson Simões, Domingos Dissei e Roberto Braguim .

Aproveitei a ocasião para destacar a importância de desenvolvermos um conjunto de políticas públicas voltados à acessibilidade, tendo como base um estudo elaborado pela Associação Brasileira de Pedestres, o qual aponta que cerca de 100 mil pessoas se ferem por ano nos 30 mil quilômetros de passeios públicos da cidade, acarretando em um montante de mais R$ 600 milhões em valores estimados entre custos hospitalares e tratamento dos acidentados em calçadas.

SAIBA MAIS SOBRE O SELO DE ACESSIBILIDADE – O Selo de Acessibilidade Arquitetônica é concedido a instituições públicas ou particulares que fizeram adequação em suas dependências e voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência, de modo que todos possam utilizar as instalações comuns de maneira autônoma e segura.

O documento é obrigatório para alguns espaços em função de lotação e uso, sendo indicativo de qualidade e diferencial da construção, que comprova a preocupação com a inclusão de todos os cidadãos. Desde 2011, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência já concedeu o selo a escolas, centros culturais, templos religiosos, restaurantes e bancos.

Entre outras medidas, as obras de acessibilidade realizadas no TCM incluíram a colocação de piso tátil de alerta; placa de leitura em braile na entrada dos elevadores e banheiros; instalação de plataforma para acesso à mesa diretora do plenário e ao palco do auditório da Escola de Contas; banheiros adaptados em todos os andares do edifício; o rebaixamento de guias; e, correção de inadequações em pisos.

assessoria

Deixe uma resposta