Decisões do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico

O  cinema Caixa Belas Artes passará a ser protegido pelo Conpresp (órgão municipal do patrimônio). Ele foi definido nesta terça-feira (18) como a primeira área de proteção cultural (Zepec/APC) da cidade. A categoria foi criada em 2014 para salvaguardar locais de importância cultural.

O cinema já era preservado pelo Condephaat (órgão estadual do patrimônio). Mas o tombamento protege apenas a fachada e parte do prédio. Agora, nele terá que funcionar sempre um cinema ou um espaço cultural.

….

Outro imóvel , também tombado,  que teve o processo relatado pelo vereador Adilson Amadeu –  representante  da Câmara Municipal no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (CONPRESP)-  foi o prédio da  antiga Escola Masculina do Brás, na rua Piratininga, 105 – atual sede da Procuradoria de Assistência Judiciária da Vara Especial da Infância e Juventude.

A Escola Masculina do Brás foi considerada a mais bem sucedida das 4 implantadas no Estado em 1911. Através de um convênio com o Liceu de Artes e Ofícios paulistano, seus alunos frequentavam as oficinas diurnas do Liceu (aulas práticas). Já as aulas noturnas (teóricas) eram dadas em seu próprio prédio no Brás, datado de 1910.

assessoria

Deixe uma resposta